Enfim chegaram as férias escolares! Amadas pelas crianças, elas sempre geram algum tipo de apreensão para os pais. Afinal, o que fazer com tanto tempo livre? Como garantir um tempo de qualidade com os miúdos e ainda dar conta de trabalho e tarefas do dia a dia? Nem sempre a família consegue programar as férias no mesmo período e isso acaba impossibilitando a realização de uma viagem, por exemplo.
Outro problema bastante comum é o orçamento! Todo começo de ano é a mesma coisa, gastos com material escolar, seguro de carro, IPTU e, ainda, FÉRIAS! Como esticar o dinheiro para fazer alguns passeios legais e divertidos, sem prejudicar os outros compromissos financeiros? Pode parecer difícil, mas não é impossível! Com criatividade dá pra programar umas férias bem legais e sem gastar muito.
Se você está nessa situação, esse texto é pra você! Vem com a gente conferir 6 ideias de programas  que vão salvar suas férias (e sem pesar no seu planejamento financeiro)!

Piquenique
É um clássico que não sai de moda! As crianças curtem muito a ideia, porque o piquenique tem um ar lúdico, com a cestinha de comidas e toalha xadrez. O ideal é buscar um local público aberto, como parque, com bastante espaço para as crianças brincarem. Se tiver alguma estrutura no local (como banheiro, por exemplo), ajuda bastante. O piquenique pode ser um programa em família ou com alguns amigos, nesse caso cada um contribui com um prato e vocês montam um lanche comunitário e bem divertido.
Não esqueça de levar repelente e nossos tapetes para forrar a grama e montar uma espaço para lanchar e brincar!
Passeios culturais gratuitos
É bem comum que as cidades tenham programações culturais gratuitas, como museus e exposições. Ter contato com diferentes tipos de produção artística é muito importante para os miúdos! Alguns pais ficam em dúvida se a criança vai curtir um passeio mais cultural e se surpreendem com os olhinhos brilhando de curiosidade no rostinho deles.
Para decidir o que fazer é só ficar ligado na programação cultural da sua cidade. O CCBB, por exemplo, sempre tem ótimas opções de exposições gratuitas. No Rio de Janeiro, a mostra “OSGEMEOS: nossos segredos” fica disponível até 23 de janeiro e é só agendar o dia da sua visita através do site! Vale muito a pena!
Além disso, diversos museus costumam ter um dia gratuito na semana, ficando abertos para visitação. É só dar uma pesquisada e se jogar! Com certeza as crianças vão curtir uma programação fora do habitual.

Tarde de jogos com os amigos
Nem sempre a diversão nas férias precisa ser fora de casa! Já pensou em organizar uma tarde de jogos com os amigos do seu filho? A ideia é juntar uma turminha, selecionar os jogos preferidos (os amigos também podem trazer de casa) e organizar uma grande gincana! No fim aquele lanchinho com comidinhas gostosas e nossos jogos-americanos para deixar a mesa bonita e protegida!
Passeios de bicicleta, patins ou skate!
Praticar atividades físicas é bem importante para as crianças (e para os adultos também). Os miúdos têm muita energia para gastar e, por isso, brincar, correr e estar ao livre é muito importante para que eles tenham um desenvolvimento saudável. Por isso, é legal incluir na sua programação de férias alguns passeios mais ativos!
Vale bicicleta, patins ou skate! O mais importante é escolher um local seguro, com espaço para que eles possam brincar em segurança e longe dos carros! Equipamentos, como capacete e joelheira também são bem-vindos!

Cinema em casa + noite do pijama
Que tal programar um cineminha em casa, com edredons fofinhos, muita pipoca e o filme escolhido na telinha! Vale montar um grande “acampamento” na sala para que todos possam assistir confortavelmente. Para ficar ainda mais divertido, convide os amigos para uma noite do pijama depois do filminho e estique a diversão por mais algumas horas!
Pool party
Essa opção não é tão simples porque precisamos de uma piscina, mas também não é impossível. Pode ser no condomínio, na casa de algum amigo ou até no clube. Qualquer criança se diverte numa festa na piscina. Convide alguns amigos, inclua umas bóias coloridas, um lanchinho refrescante com frutas e sucos e está feito um dia inesquecível nas férias dessa galerinha!

Colocar a criatividade em jogo é a melhor saída
Diante dos muitos desafios da maternidade, a criatividade é, quase sempre, a melhor saída. Mesmo que não seja possível nesse momento colocar as “férias dos sonhos” em prática, é sempre possível ter ideias diferentes para agradar os pequenos. Vamos abrir nossa mente para novas possibilidades de diversão e tentar separar um tempo exclusivo para dedicar aos miúdos, mesmo que não seja possível fazer tantas programações, com certeza eles vão curtir estar em família nesses dias de folga!

confira também