Gostaria de indicar para vocês uma exposição que está acontecendo na Ópera de Arame em Curitiba. É a exposição 'Jardim Sensorial’, que recria elementos da fauna e flora brasileira com esculturas muito interessantes e lúdicas.
As peças estão espalhadas pela ópera de arame em Curitiba, formando um jardim colorido, divertido e cheio de surpresas! Ao visitar, preste atenção nas formas integradas ao ambiente e sob diferentes efeitos da incidência de luz.
O autor das obras é artista plástico e designer carioca Marcos Scorzelli, um grande amigo e parceiro da miüdo. Ele utiliza a geometria e cores básicas para representar os bichos e plantas. As peças estão em um jardim pensado para criar encantamento e também para instigar a curiosidade de quem o visita, com formas originais e uma explosão de cores vibrantes, criando uma conexão entre as pessoas e as obras.

A Ópera de Arame por si só já vale a visita e por isso. é um dos cartões-postais da cidade de Curitiba. O local de instalação da exposição contribui para enriquecer ainda mais a experiência do visitante que passear pelo Jardim Sensorial. É um local incrível, uma obra de arquitetura construída 100% em estrutura metálica, dentro de uma antiga pedreira da cidade.
São 21 esculturas, compostas de dezesseis esculturas tridimensionais de animais e cinco peças que representam a flora da cidade, com algumas que chegam até três metros de altura, como as girafas. Há também bichos como polvo, ema, elefante, beija-flor, bicho preguiça, touro, coelho e capivaras, homenagem à cidade de curitiba. As peças  foram feitas com uma chapa metálica, só usando dobraduras, sem solda ou cola. A ideia é e estimular as pessoas a visualizarem peças geométricas que têm formas muito simples e lúdicas, enquanto transitam entre as esculturas de cores vivas e alegres que sobressaem em meio à natureza.
Tive a chance de ter uma experiência inesquecível em uma exposição do Scorzelli no Rio de Janeiro, no Museu do Açude. Foi maravilhoso, uma espécie de retorno à infância para os adultos, que se deixam levar pela dinâmica entre as esculturas as cores e o contraste com a ambiente. Para as crianças, é uma experiência quase mágica, que desperta o imaginário delas, que podem tocar, mexer nas gigantescas esculturas e se deixar surpreender tanto com as peças, como com as sombras delas, em um jogo de positivo / negativo e nas luzes e sombras que delas nascem.

Ópera de Arame

Rua João Gava, 920
A exposição vai até 3 de julho 2022
3a a domingo, das 10h às 18h
A entrada na ópera de arame custa R$15 (inteira) e R$7,50 (meia entrada)
Isenção de entrada: estudantes do ensino público e crianças até 05 anos 
Classificação indicativa: livre
Acessibilidade e Social
Pensada para ser totalmente acessível, a exposição Jardim Sensorial conta com QR codes de audiodescrição em todas as esculturas
Em paralelo à exposição, serão realizadas também ações sociais externas, como uma oficina criativa com materiais da natureza para 500 alunos de escolas da rede pública de Curitiba, além de palestras para professores.

Espero que vocês curtam muito!

Um abraço, 
Luciana Parente
Fotos: Bruno Covello

confira também