A importância da educação infantil
Seja no começo do ano letivo ou depois das férias de julho, a volta às aulas é sempre um período de animação, ansiedade e aquela correria! É tempo de resgatar a rotina e colocar de novo a vida das crianças (e a nossa também) nos trilhos. Além disso, é momento dos miúdos dividirem com os amigos as novidades e aventuras das férias, matar a saudade da galerinha e retomar os dias de aprendizado e crescimento escolar.
Por outro lado, como a gente bem sabe, o aprendizado não acontece só na escola, é importante que as crianças tenham acesso à pré-escola e aos estímulos e acompanhamento da família dentro de casa. As nossas crianças são pequenas esponjinhas que absorvem tudo que está à sua volta, tornando toda experiência válida e importante para o desenvolvimento delas.

Importância da educação infantil para as futuras gerações

Com o intuito de provar a importância da educação infantil, um projeto pioneiro, chamado Perry Preschool Project, envolveu 123 crianças americanas em um estudo que já tem mais de 50 anos de duração. Basicamente, na década de 1960, as crianças foram divididas aleatoriamente em dois grupos: um frequentou a pré-escola de qualidade e outro não teve acesso a isso.
No início dos anos 2000, James Heckman, vencedor do Nobel de Economia, começou a estudar os dados desse importante experimento social. A primeira impressão era de que não havia sido um projeto bem sucedido, já que o QI dos participantes era similar nos dois grupos.
Então Heckman decidiu fazer a análise sob outra ótica e descobriu que o grupo que frequentou a pré-escola e teve acesso à educação infantil tinha maior probabilidade de estar empregado e uma chance consideravelmente menor de cometer qualquer tipo de atividade ilegal.
Sua análise constatou que o Perry Preschool Project conseguiu um retorno sobre o investimento de 7 a 10% ao ano, com base no aumento da escolaridade e do desempenho profissional, além da redução dos custos com reforço escolar, saúde e gastos do sistema penal.

Estratégias para estimular o aprendizado infantil
Dessa forma, é muito importante que nossas crianças tenham acesso a uma educação infantil de qualidade, preocupada em desenvolver suas habilidades, a criatividade e despertar o interesse pelo aprendizado de forma geral. Do outro lado, a família deve estar presente, oferecendo um ambiente com referências, apoio e acolhimento para ajudar os pequenos no processo de desenvolvimento escolar.
Pode parecer complicado na teoria, mas na verdade são algumas ideias simples e fáceis de colocar em prática, como vamos conferir em seguida.

Crie um cantinho de leitura

Se você conseguir ajudar seu filho a criar o hábito da leitura, pode ter certeza que todo o caminho de aprendizado vai ser facilitado! Ler é uma excelente forma de desenvolver o vocabulário, aprender a se expressar e ver o mundo com outros olhos.
Torne o aprendizado algo leve e divertido
Na hora de estimular e ensinar coisas novas ao seu filho em casa, opte pelos meios lúdicos e divertidos. As crianças aprendem melhor quando isso acontece de forma natural, respeitando o tempo de cada uma e sem pressão.

Comemore as grandes e pequenas conquistas
No dia a dia, lembre-se de incentivar seu filho e celebrar sua evolução. Esse tipo de estímulo é muito importante para que eles se sintam motivados e dispostos a querer aprender mais e desvendar todos os mistérios da infância!
Estimule a organização e a perseverança
Aprender a organizar e cuidar das próprias coisas é muito importante para os miúdos. Isso ajuda na autonomia e acaba influenciando na organização também dentro do ambiente escolar. Lembre-se que seu filho precisa saber que errar faz parte de qualquer processo de aprendizado e que tudo tem seu tempo. Sem pressa! 
A Miüdo também ajuda a aprender brincando

Sabia que nós temos 2 coleções ótimas para estimular o aprendizado das crianças de forma lúdica e bem natural? Isso mesmo! Vem conferir: 
Coleção Geometria

Todas são fabricadas com algodão 100% certificado, além de estampas exclusivas e cheias de vida! Os miúdos vão descobrindo os números, as cores, as letras e aprendendo os nomes e as carinhas das formas geométricas. Tudo isso acontece brincando, no meio da rotina, sem nenhum tipo de cobrança. A simples convivência deles com esses símbolos na hora de dormir, acordar, arrumar a cama e brincar vai gerando aprendizado e muitas descobertas.
Afinal, aprender brincando é MUITO mais gostoso e divertido!

confira também