E depois de meses felizes, com muita diversão para os miúdos e muito malabarismo para os pais, está chegando a hora da volta às aulas! Na realidade, para as crianças, não costuma ser um momento de tensão, pelo contrário! Depois desse período longe da escola e dos amigos, elas começam a sentir falta da rotina e do ambiente escolar como um todo. Muitas delas, principalmente as mais novinhas, ficam clamando por esse retorno! 
No entanto, para quem fica responsável pelo cuidar, esse momento de voltar para a escola pode gerar muita dor de cabeça. É preciso lidar com aquela lista de material (muitas vezes gigantesca), verificar se os uniformes ainda estão em condições de uso, voltar a pensar nos lanches diários, ficar atento pra não perder a data da reunião e, de quebra, ainda ajustar os horários de sono que ficam bem bagunçados nas férias.
Pensando nisso, hoje preparamos um post com algumas dicas práticas que podem ajudar vocês na organização desse retorno escolar! Segue o fio!

Já comprou todos os itens da lista de material escolar?
Vamos começar falando um pouquinho sobre ela: a temida lista de material! A essa altura, muitas famílias já começaram ou até finalizaram a compra desses itens. Porém, sempre tem a turma que deixa para resolver na última semana, ou porque estavam viajando, ou esperando o cartão virar, por exemplo. Não importa o motivo, o que vale é definir a melhor estratégia para resolver essa questão:
O primeiro passo é dar uma boa olhada na lista. Muitas vezes, você tem em casa os materiais solicitados e ainda em bom estado para utilizar no próximo ano. Como régua, lancheira, pastas, tesoura, lápis de cor, entre outros. Além disso, fique atento se na lista existem materiais que a escola NÃO pode solicitar (confira a lista aqui).A partir dessa avaliação, monte a SUA lista final, com aquilo que, de fato, precisa ser comprado.
Apesar do prazo apertado, já que a maioria das escolas retorna no dia 6 de fevereiro, vale a pena pesquisar os materiais online. Muitas lojas, como a Amazon, por exemplo, têm opções de entrega rápida. Além disso, é possível parcelar e você encontra online preços mais em conta que em diversas papelarias. 
Outra opção interessante para comprar os livros, é entrar em contato diretamente com a editora. Em muitas escolas, os livros acabam sendo de uma mesma editora e isso facilita essa forma de compra. Em alguns casos, ainda é possível conseguir um bom desconto, principalmente para pagamentos à vista.
Mais uma dica para livros é buscar doação ou venda de usados. Essa prática vem se tornando cada vez mais comum nas escolas. No caso das crianças muito pequenas, nem sempre é possível porque elas fazem atividades diretamente nos livros, mas para os mais velhos é uma boa forma de economizar. Os próprios pais oferecem os livros usados em grupos de desapego da escola. Aliás, se você ainda não faz parte desses grupos, é bom participar! Em alguns casos, é possível ganhar o material sem custo, ou comprar com mais de 70% de desconto!
Alguns itens podem encarecer muito a lista de material, como cadernos e mochila. Antes de levar seu filhote às compras junto com você, é bom conversar e definir junto com ele o que é possível comprar nesse momento. O diálogo é sempre a melhor forma de evitar surpresas e estresses dentro das lojas.

Como estão os uniformes do seu filho?
Uniforme gasto é sinal de que a criança brincou muito no último ano escolar e isso é ótimo! No entanto, nem sempre eles sobrevivem para a próxima série e é preciso renovar esse estoque. Além disso, as crianças crescem de forma assustadora e o que cabia no final de 2022, pode estar apertado agora.
Uma boa estratégia para quem quer economizar, é verificar se na escola do seu filho não existe doação ou bazar de uniformes. Isso é muito mais comum do que você imagina! As peças vendidas ou doadas costumam estar em ótimo estado de conservação. Outro caminho é verificar também no grupo, se tem alguma pessoa desapegando de uniformes usados. 
Além de ajudar o seu bolso, essa é uma prática sustentável e que, de quebra, pode ser um bom ensinamento para os pequenos.

Monte um cardápio para a lancheira do seu filho
Se o seu filho leva lancheira, fazer um planejamento semanal desse cardápio vai ser uma mão na roda. Você pode comprar antecipadamente os itens que vai usar ao longo da semana e já deixar tudo previamente organizado para evitar aquela correria na hora da escola.
CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS PARA VOLTA ÀS AULAS: Jogos Americanos Impermeáveis, dobráveis e lindos. Ideais para crianças que lancham e almoçam na escola. E nosso Panos de Cera, uma forma sustentável de conservar o lanche do seu filho!
Além disso, planejar com antecedência, nos ajuda a pensar em opções mais saudáveis pra essa lancheira e evitar o abuso de itens industrializados, com açúcar e gordura em excesso. Confira algumas dicas de alimentos que podem ajudar a montar um lanche bacana para as crianças:
- Frutas e frutas secas;
- Castanhas variadas;
- Biscoito de polvilho;
- Sanduichinhos;
- Bolos caseiros;
- Tomatinhos cereja, palitos de cenoura e pedacinhos de queijo;
- Pedacinhos de chocolate meio amargo;
- Água de coco;
- Sucos integrais.

Hora de ajustar a rotina
Acordar cedo pode ser um grande desafio no momento do retorno às aulas. Por isso, uma semana antes, é bom já ir acostumando seus filhos com uma nova rotina de sono. Ir para a cama mais cedo é o primeiro passo. É importante fazer isso com alguns dias de antecedência, para que eles se acostumem, aos poucos, com o novo horário de despertar. Dormindo antes, consequentemente, isso vai acontecer de forma natural.
Lembrando que, sem essa preparação prévia, a primeira semana de aula pode ser muito cansativa para as crianças, gerando dificuldades na hora de acordar, atrasos e um desconforto que pode ser evitado! 
E por aí, como estão os preparativos para a volta às aulas?

confira também