Maternar com confiança (e menos culpa)
Nos aproximamos do Dia das Mães e tantas coisas passam pela minha cabeça como pautas possíveis para o nosso texto do blog dessa semana. E decidi falar um pouco sobre como o tempo de qualidade pode ser a chave para um maternar com mais confiança e menos culpa. 
Que nesse dia das mães a gente possa se respeitar e aceitar nossas limitações, confiando em que fazemos o melhor que podemos para os nossos miúdos.
Ser mãe é muito mais do que dar conta da rotina: tem muita coisa que a gente precisa bancar emocionalmente. Sermos mães seguras passa segurança aos nossos pequenos, e assim, uma confiança mútua cresce, se fortalece e nos faz ser maiores.

Tempo de qualidade
Quando se fala em ter tempo de qualidade com os filhos não se está defendendo um número de horas contadas no relógio, nem que se passe pouco tempo juntos. Essa expressão se refere a um momento de dedicação mútua, com possibilidade de estar realmente presente, de aproximação e interação entre pais e filhos, sem interferências externas como trabalho ou outros compromissos.
Nós acreditamos que tempo de qualidade é uma excelente forma de fortalecer o maternar com confiança e menos culpa. 
Muitas atividades podem fazer parte do tempo de qualidade, envolvendo por exemplo  alimentação, culinária, cinema, leitura, artes, brincadeiras, jogos, música, entre muitas outras. Confira algumas dessas ideias!

Leitura
Temos aqui no site um texto muito legal sobre a importância da leitura na infância, que vale a pena conferir. O hábito de ler, primeiro em voz alta para nossos filhos, e depois com a participação deles conforme crescem, é muito poderoso para gerar ligações profundas entre nós e eles. Pegue umas dicas sobre como fazer esse momento valer mais ainda: 
Aqui tem dicas de como montar um cantinho da leitura
Aqui tem uma super lista de livros infantis incríveis!
Ideias para tornar a leitura da hora de dormir ainda mais aconchegante.

Hora das refeições
Comer em família é um dos mais ricos hábitos que podemos criar com nossos filhos. Tem muitas vantagens, olhe só:
Reforça os vínculos afetivos e fortalece a família enquanto um grupo unido;
É um bom momento para fazer as pazes, conversar e refletir sobre desentendimentos que ocorreram durante o dia;
Ótima ocasião para que cada um possa contar suas novidades, e algo do que fez no trabalho ou na escola;
Promove o aprendizado da escuta ativa, do diálogo, e da espera da sua vez de compartilhar algo;
Fortalece exemplos nos hábitos alimentares.
A mesa tá um pouco sem graça? Que tal dar uma colorida com esses jogos americanos?

Brincadeiras ao ar livre
Estar em contato com a natureza, com o céu e o ar fresco trazem benefícios imensos para a saúde tanto de adultos quanto de crianças! Nesses casos, uma ótima ideia é ter uma base de apoio na qual os bebês estejam seguros, crianças e adultos possam sentar para brincar, comer e descansar. 
Nossa dica é ter um tapetinho versátil que dura, é lúdico e acompanha o crescimento dos seus filhos.

Música
Música de criança também pode (e deve) ser música boa! Música é arte. Proporciona a exploração de diversos sentidos. Podemos dançar, cantar e fazer muitas brincadeiras durante o tempo de uma só canção.
Não precisa ser música bobinha, que dá chateação nos adultos! No Spotify temos uma Playlist da Miüdo, muito legal que dá para você escutar com as crianças.

Aproveitamos para contar uma novidade bacana: somos parceiros do grupo Tiquequê no show que estão fazendo agora em São Paulo, e que chega ao Rio logo! Eles fazem música infantil de muita qualidade que diverte toda a família e a gente super apoia essa ideia!

confira também