Entramos oficialmente na PRIMAVERA, a estação mais florida (e colorida!) do ano. Por isso, hoje queríamos destacar a relação genuína e natural que existe entre as crianças e a primavera. Você já pensou sobre isso? Para além da transição entre inverno e verão, o termo “primavera” é utilizado em muitos outros contextos, quando queremos falar sobre algo que está se transformando, florescendo, mudando, como acontece com nossos miúdos, quase que diariamente! Então, que tal aproveitar esse momento para aguçar a criatividade das crianças e observar de que forma eles desenvolvem sua curiosidade em relação ao seu entorno.
Desbravando os mesmos caminhos de maneiras diferentes
Se no verão o calor em excesso tira a concentração e o frio inibe a vontade de estar na rua, na primavera acontece o oposto. Uma corriqueira volta a pé da escola para casa pode virar um programa fantástico. Sabe aquela árvore que até pouco tempo estava só os galhos pelados? Agora brotam as folhagens e também as flores. A paisagem muda, ainda que seja a mesma, e é um baita exercício de observação e anotação para as crianças. É possível, ainda, encontrar com animais e insetos que dão as caras neste período, quando antes estavam escondidinhos no aconchego do inverno. Se trata de uma aula de ciências das mais lúdicas e simples.
Aromas e sabores da estação
Quais são os gostos e cheiros da primavera? Acerola, amora, jaca, mamão e pitanga estão entre as frutas mais comuns do período. Ótima oportunidade de apresentar às crianças alguns novos sabores. A pitanga, por exemplo, não é tão comum mas ativa vários sentidos: é linda aos olhos, perfumada e com um sabor intenso. O mesmo vale para as flores e plantas, é possível encontrar com facilidade bromélias, gérberas, orquídeas e rosas. É neste período do ano que os botões viram belíssimas flores que, com certeza, vão despertar os sentidos das crianças!
Roupa também é expressão
Sabia que desde muito novas as crianças já se expressam através de suas roupas? A primavera é uma ótima oportunidade para deixá-las livres, leves e soltas para serem que são, usando cores e estampas divertidas. O mesmo vale para roupas de cama e itens da sua casa que podem entrar no clima da estação: como jogos americanos, almofadas, cestos e muito mais! Ah, e uma boa ideia: sabia que os cestos da Miüdo ficam lindos quando usados como cachepot para plantas? Mais uma forma de deixar sua casa no clima da primavera!
É um bom momento para acreditar na potência das cores, abrir mão de amarras do que “combina ou não” e testar novas ideias e combinações!
Seu quintal não será mais o mesmo
Na primavera tudo fica mais leve e instintivo. Crianças, no fundo, precisam de muito pouco para criarem universos de possibilidades. Estender um tapetinho na varanda, quintal ou jardim neste período do ano para que elas possam, mesmo dentro de casa, explorar o que a natureza tem a oferecer, é uma experiência que vale a pena!
A criatividade está a mil!
Agora que elas já passearam, observaram e absorveram tudo o que há de melhor da primavera, é hora de incentivar seu lado artístico, ofertando tintas, pincéis e papéis para que possam colocar pra fora toda uma primavera de cores. Com certeza muitas imagens e ideias interessantes sairão de mentes que passaram por uma chuva de referências e informações legais. Experimente e conte pra gente!

confira também